O que levar na marmita do trabalho?

Praticidade é a palavra-chave quando se fala de marmita. Principalmente, se você precisa levar todos os dias. É necessário planejamento e um pouco de criatividade, mas uma coisa eu te garanto: além de ser mais saudável levar comida para o trabalho, é muito mais econômico. Fazer marmita é uma ótima solução para garantir uma alimentação balanceada. Outra vantagem é a segurança e o controle de qualidade do alimento, já que podemos escolher, higienizar e preparar.

Pensando nisso, convidei a minha nutricionista, Izabella Dinardi para ensinar uma receita de Tomate Confit, que é rápida de fazer e serve de base para diversas outras receitas.

Vamos aprender juntas?

Ele serve como tira-gosto, acompanhamento de uma salada, massa, carne, peixe ou frango e fica uma delícia quente ou frio. Combina com saladas de grão de bico, lentilha ou simplesmente folhas frescas. Como acompanhamento de um filé grelhado (que pode ser de peixe, frango ou carne) ou simplesmente com um macarrão integral.

Como montar uma marmita saudável?
Izabella Dinardi:
Planejamento é o mais importante. Calcule quantas marmitas você precisará durante a semana e vá as compras! Quando levamos nossa própria comida, garantimos uma alimentação mais saudável e prazerosa. Potes de vidro são os mais indicados, tanto por não oferecerem risco de contaminação pelo bisfenol, quanto por não pegarem cheiro. Aqueles de plástico costumam reter odores e oleosidade, além de ser um prato cheio para contaminação de bactérias. Quando não optar por pratos únicos, prefira levar as saladas de forma separada. Brinque com as cores na hora de montar sua marmita. Não é porque estamos comendo em potes que não podemos fazer uma refeição bonita para os olhos (isso é essencial). E por fim, inclua os diferentes grupos alimentares.

Uma opção de carboidrato: arroz sete grãos (gostoso quente ou frio e pode render saladas incríveis), macarrão integral (preparação curinga que cai bem com tudo), batata-doce ou baroa (saborosas e saudáveis).
Leguminosas: no calor, prefira grão de bico, lentilha ou ervilha – são excelentes opções para saladas frias;
Proteína: frango desfiado, atum em lata (sempre elimine o óleo), ovos ou carne desfiada;
Legumes: cenoura, tomate, beterraba, chuchu, couve-flor, refogados crus, assados…Explore todas as opções!

Quais alimentos não devem ser levados na marmita do trabalho?
I.D.:
Molhos e alimentos muito ensopados. Com eles, devemos ter um cuidado maior, afinal, não queremos comer nenhuma salada molenga. Comida tem que ter um visual atraente! Se quiser abusar dos molhos, prefira potinhos individuais e misture na hora. Alimentos muito condimentados também não são ideais – o tempero pode ficar mais forte e estragar sua refeição.

O que levar no verão?
I.D.:
Opte por alimentos mais frescos e leves como saladas, frutas e verduras! Existem opções maravilhosas e que vão muito além daquele “alface, tomate e cenoura ralada”. E não se esqueça da hidratação. Tomar água é fundamental no verão. Coloque folhinhas de hortelã, lascas de gengibre ou fatias de fruta na água. Seja como for, o importante é não deixar de tomar.

Quais são os cuidados necessários para conservar alimentos no verão?
I.D.:
A comida deve chegar já gelada no trabalho e ser transferida para uma geladeira imediatamente. Se você não tem uma no trabalho, abuse dos saquinhos de gelo reutilizáveis e SEMPRE utilize uma bolsa térmica de confiança. No verão, aproveite para consumir saladas e alimentos frescos, mas, caso queira e precise esquentar, utilize o micro-ondas.  

Lembrem –se:

– uma preparação cozida dura até três dias na geladeira e até três meses no congelador;

– Após o preparo dos alimentos, eles podem ficar em temperatura ambiente por até uma hora, mas depois disso, devem ser colocados em potes de vidro e guardados na geladeira;

– O descongelamento NUNCA deve ser feito em temperatura ambiente. Transfira para a geladeira na véspera ou leve imediatamente à panela.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *