Como organizar suas finanças e economizar em tempos de crise

Diante da crise mundial que estamos vivendo, é muito importante termos o controle das finanças pessoais. Sei que nem todo mundo pode se dar ao luxo de economizar, principalmente em momentos como este. Mas agora é a hora de repensarmos nossas prioridades, definir metas e estratégias para sairmos dessa mais fortes. A educação financeira pode ser um grande passo para resolver esse problema.

Que tal algumas dicas valiosas para você aprender a lidar melhor com o seu dinheiro e saber o que fazer para alcançar estabilidade? Confira!

Seja menos consumista

Nós, mulheres, levamos a fama de sermos muito consumistas, mas não podemos atribuir esse comportamento de forma generalizada. Vivemos em uma sociedade capitalista que incentiva o consumo.

O tempo todo estamos cercadas por propagandas e ações de marketing que podem nos levar ao consumismo excessivo. Mas, cabe a nós, ter consciência desse fato e assumir o controle do nosso comportamento de consumo.

Evite comprar produtos por impulso. Antes de adquirir qualquer coisa, veja se você realmente precisa daquilo, se não é algo que ficará “encalhado” no armário e pense nas consequências daquele gasto.

Muitas vezes, logo após sair da loja ou esperar o intervalo de um dia para outro, você vai perceber que não é necessário comprar aquilo,

Trace metas e busque atingi-las

Uma das principais dicas para organizar as finanças pessoais é traçar metas para alcançar objetivos. Defina metas distintas, como aquela viagem de férias e compra de bens necessários.

Calcule quanto você poderá economizar por mês e estipule qual será a parcela desse valor que deverá ir para cada uma das suas metas.

Guarde essas economias em uma aplicação financeira segura, de forma que seja possível ter investimentos diversificados em relação ao prazo de resgate. Este prazo precisa coincidir com a data em que você vai utilizar a reserva, ok?

Controle todos os seus gastos

É muito importante ter o controle pleno dos seus gastos. Assim, você consegue visualizar com o que tem gastado seu dinheiro e saber onde pode economizar.

Anote todos os seus gastos mensais. Pode ser em uma planilha ou através de algum aplicativo, como o Guia Bolso, que sincroniza todos os seus gastos do cartão de débito e créditos, categorizando todas as suas compras.

Quanto maior o controle sobre os seus gastos, mais fácil fica economizar dinheiro e manter apenas os custos realmente relevantes e necessários.

O momento de se organizar é agora

Toda mudança começa de algum ponto. Se as coisas não estão indo bem como você gostaria, é necessário dar o primeiro passo para solucionar os problemas e o momento certo para começar pode ser agora.

Deixe de lado as desculpas e comece já a trabalhar em prol da sua estabilidade e segurança financeiras. Trace metas, mude seu comportamento, economize dinheiro e invista da melhor forma possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *