7 dicas para acertar no look da entrevista de emprego

Uma dúvida que eu sempre recebo nas redes sociais é sobre looks para usar em entrevistas de emprego. Realmente, não é fácil se vestir para uma situação de avaliação, mas com as dicas simples e práticas que vou listar a seguir, você vai ver que é mais fácil do que imagina. Vamos lá? Lembre-se, nunca deixe de lado a sua personalidade, ok?

Saiba qual é o perfil da empresa e o cargo a ocupar

Pinterest

Saber qual é o perfil da empresa onde fará a entrevista é o primeiro passo antes de pensar no look, ter conhecimento da posição que se vai ocupar também é fundamental. Se a empresa for mais jovem, descolada e moderninha, as possibilidades de looks são maiores do que se estivermos falando de uma empresa mais tradicional, como bancos, por exemplo. Afinal, não rola chegar toda fashionista num ambiente mais formal, né?

Na dúvida, aposte no básico

Pinterest

Hoje em dia, com o advento da internet, ficou muito mais fácil saber todas as informações necessárias para uma entrevista, mas ainda é comum que hajam convites para vagas em empresas confidenciais. Se houver essa dúvida e tiver medo de errar, vá no básico. Menos é sempre mais, aquela tradicional combinação preto e branco nunca falha e é atemporal, elegante e na medida. Se esse for o seu caso, aposte um bom blazer preto, preferencialmente alongado que cai bem em todos os corpos, uma camisa branca e uma calça bem estruturada podendo ou não ser de alfaiataria. Caso opte por jeans, prefira as lavagens escuras e com cortes mais estruturados.  Pode usar jeans em looks para entrevistas, sim!

Prefira as cores suaves e neutras

Pinterest

As cores suaves e neutras são mais fáceis de combinar e, por isso, são mais comuns no cotidiano do mundo corporativo. Em um momento de avaliação, chamar a atenção, não é algo que deva ser prioridade, mas sim, passar seu conhecimento para o avaliador. Para não abrir margem para erros, prefira os tons mais neutros como preto, branco, pasteis e jeans. Claro que também é necessário levar em conta a personalidade, sendo assim, pode dar o toque pessoal nos acessórios, com um colar ou uma bolsa de cor. Tudo bem dar uma divertida no look!

Cuidado com o comprimento

Pinterest

Ao escolher um vestido ou saia para a entrevista, fique atenta ao comprimento.  Além disso, cuidado com o decote, essa não é melhor ocasião para usá-lo.  Opte por saias midi e camisas com decote e v. De acordo com o perfil da empresa, é possível brincar com estampas e cores.

Terninhos anos 90 estão com tudo

Pinterest

A moda dos terninhos combinhandinho está de volta, é chique, elegante, sofisticado e sim, moderno. Além disso, é fácil combinar, vai com quase tudo: com scarpin, com sandália de tiras de salto fino, salto bloco, sapatilha, só é preciso prestar atenção na barra da calça e no comprimento do blazer.

Maquiagem básica

Pinterest

Claro que é importante arrasar na entrevista, afinal, a primeira impressão é a que fica. Mas lembrem-se meninas, menos é mais mesmo. Base não muito carregada, para evitar aquela impressão de reboco, rs, sombras neutras – aquela combinação marrom e preto nos cantos – sempre funciona, um batom nude ou um rosinha para dar cara de saúde e máscara para cílios.

Cabelos

Pinterest

Aqui a regra principal é cabelo limpo. O cabelo higienizado e cheiroso é tudo de bom. Se você tiver cabelo longo ou volumoso demais, vale a pena fazer um meio rabo para a entrevista, quanto menos o seu rosto estiver coberto, melhor. Recrutadores costumam avaliar jeitos e trejeitos e o cabelo pode ser uma distração nesse sentido.

Quer aprender a se vestir de forma sofisticada para qualquer ambiente e ocasião? No meu livro Sofisticada Sem Ser Cara você conta com várias dicas para transformar o seu estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *