5 estilos de décor para o quarto de bebê

Antes da chegada de um bebê, os pais passam por um período cheio de dúvidas e de ansiedade para deixar tudo pronto a tempo. Uma das grandes preocupações é a decoração do quarto. Toda mãe quer preparar um cantinho aconchegante e confortável, onde a criança passará seus primeiros anos de vida.

Como você sabe, sou arquiteta de formação e amo decoração. Mas não pense que para mim foi fácil decidir como seria o quartinho da minha primeira filha. São tantas opções e estilos que até para uma profissional fica difícil escolher. Se você é gestante ou planeja ser mãe, esse post é para você. Selecionei os cinco principais estilos de decoração para quartos de bebê. Confira!

Clássico

Foto: Reprodução Casa Cor (Projeto Diogo Lemos e Rita Lemos)

Esse estilo é atemporal, sofisticado e elegante. A decoração clássica pede um ambiente mais sóbrio, de cores neutras, como branco e bege, além de móveis mais tradicionais, cheios de curvas e ornamentações, trazendo a madeira como um dos principais elementos.

Se você gosta deste estilo, não se esqueça de caprichar nos detalhes, acessórios e brinquedos para deixar o ambiente condizente com a idade do baby. Os babados e bordados no enxoval são características muito predominantes.

Escandinavo

Foto: Reprodução/Pinterest

Sabe aquela expressão “menos é mais”? Ela se aplica na hora das mamães modernas que pensam na decoração mais clean e minimalista, mas sem perder o charme. O estilo escandinavo é um jeito simples de decorar ambientes, buscando referências utilizada na região europeia conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.

Os grandes aliados desse tipo de decoração são os ambientes com móveis de linhas simples e uma paleta de cores mais neutra. O colorido, quando aparece, geralmente é discreto e em tons pastéis. Na composição também se fazem presentes referências nórdicas, com artesanato regional e natureza.

Romântico

Foto: Reprodução/Pinterest

Criar um ambiente romântico não é muito difícil. As mamães apaixonadas podem investir em uma decoração composta por luzes não diretivas, tecidos ou papéis de parede florais ou totalmente brancos, e itens que proporcionem leveza e tranquilidade ao espaço.

As rendas e babados também são muito presentes em quartos de bebês com decoração romântica. Esses detalhes geralmente aparecem no enxoval, almofadas e cortinas.

Campestre

Foto: Reprodução/Pinterest

Esse é um dos estilos que eu mais gosto e o escolhido para o quarto da Olivia. O estilo campestre traz detalhes delicados e um visual que transborda aconchego por todos os cantos. Diferente do estilo romântico, este traz aquele clima gostoso do campo ao misturar móveis rústicos, acessórios delicados, flores e bichinhos.

Pinturas e papéis de paredes que remetem ao campo podem transformam toda a ambientação e tornar o cenário deslumbrante.

Moderno

Foto: Reprodução/Pinterest

A decoração moderna é a mais democrática e fácil de aplicar. Os móveis costumam ser mais básicos e o foco é ser funcional e confortável sem perder o estilo.

Nesse caso, dá para ousar nas cores e mix de estampas, destacando a parede com um papel de parede ou pintura geométrica. No enxoval, vale abusar de texturas e outras estampas como listras e poá. Qualquer brinquedo ou objeto infantil consegue se tornar parte da decoração.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *