4 dicas de cuidados com a pele na gravidez

Hidratação é importante para evitar estrias

Durante a gravidez, é normal que o nosso corpo sofra alterações, ganhamos peso, a pele estica e isso pode resultar no aparecimento das temidas estrias, que podem ser prevenidas com a hidratação adequada.

Pinterest

Dentre os ativos que ajudam na prevenção das estrias estão a água termal, manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas e óleos minerais. Todos ajudam a hidratar e fortalecer a barreira protetora da pele de forma segura para as grávidas. O ativo hidratante que não é recomendo para as grávidas é a uréia, que aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à grávida e/ou ao bebê.

Protetor solar é essencial

Eu sempre vou defender a ideia que a proteção solar é a parte mais importante para uma pele bem cuidada e hidratada, na gravidez não é diferente. O uso de um bom filtro solar previne o surgimento das manchas de melasma, além do fotoenvelhecimento, ressecamento e até câncer de pele. Prefira produtos com amplo espectro e FPS de 50 ou mais alto, reaplicando a cada duas horas.

Pinterest

Tratamentos anti idade e anti acne

Muitas mulheres grávidas preferem dar continuidade aos cuidados com a pele para evitar acnes, marcas de expressões, manchas e para manter uma pele sempre saudável. O que recomendo é apostar em ativos mais suaves que não agridam a pele, nada de ácidos fortes como o salicílico e o retinóico. Mas fique à vontade para usar ácido hialurônico, o zinco, os antioxidantes e as vitaminas C e E.

Pinterest

Previna as celulites

Com o aumento de peso, é comum o surgimento das celulites em determinadas partes do corpo. Para evitar, é importante manter-se ativa durante esse período, praticando atividades físicas indicadas pelo obstetra, além de aderir uma dieta balanceada, com frutas, legumes, verduras e não deixe de beber água.

Pinterest

Você pode até usar uma meia elástica, começando com uma de suave compressão. Evite usar salto alto, pois ele dificulta o movimento da articulação dos pés e pernas, prejudicando a circulação sanguínea. Ah, coloque a perna para cima, na mesma altura do quadril, sempre que puder.

Pra finalizar, não deixe de incluir um médico dermatologista no seu pré-natal para garantir uma gestão ainda mais saudável para você e seu bebê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *